quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lição 09 (ninth lesson)



Pronomes pessoais

127. Os pronomes pessoais representam as pessoas gramaticais  e podem servir de sujeito da oração, ou de complemento do verbo. São os seguintes:

Formas de sujeito

I
eu

you
tu

he
ele (pessoa)

she
ela (pessoa)

it
ele, ela (coisa, animal)

we
nós

you
vós

they
eles, elas (pessoas, coisas, animais)

Formas de complemento

Me (mi)
me, mim, migo

thee (di)
te, ti, tigo

him
ele, lhe, o, sigo

her
ela, lhe, a, sigo

it
ele, ela, lhe, o, a

us (ãss)
nós, nos, nosso

you
vós, vos, vosco

them
eles, elas, lhes, os, as

Pronomes reflexos

128. São sempre da mesma pessoa do sujeito.

Myself
me, a mim mesmo

theyself
te, a ti mesmo

himself
se, a ele mesmo

herself
se, a ela mesmo

itself
se, a si mesmo

ourselves
nos, a nós mesmos

yourseves
vos, a vós mesmos

themselves
se, a eles mesmos, a elas mesmas

one’s self
se (depois do infinitivo de um verbo pronominal)

129. Os pronomes complementos colocam-se em inglês depois do verbo.

He gives me.
Ele me dá.

130. Se o verbo exigir dois complementos, e o indireto for pronome, costuma colocar-se este antes do direto, suprimindo a preposição.

He brings me a book.
Ele me traz um livro.

Give him it.
Dê-lhe isso.

131. Mas se houver necessidade de colocar o complemento direto antes do indireto, deve empregar-se a preposição antes deste último.

Buy me a hat and a cap to my brother.
Compre-me um chapéu e uma capa a meu irmão.

132. Quando usando um pronome reflexo se fala só com uma pessoa, emprega-se yourself para complemento, e não yourselves.

Wash yourself with this soap.
Laves-se com este saão.

Dress yourself and come on.
Vista-se e venha.

Pronome se

133. Em inglês não há pronome que corresponda ao nosso pronome indefinido se.
Em seu lugar, empregam-se one, we, you, they, the man, people, ou põem a oração na passiva , que é mais vulgar.

They say the war is finished.
Dize-se que a guerra acabou.

One cannot say that.
Não se pode dizer isso.

We must not lie.
Não se deve mentir.

The sugar is sold very dear.
O açucar vendeu-se muito caro.

Of course, as the man says.
Com certeza, como se diz  (vulgarmente). 

Outros indefinidos

134. Além dos indefinidos que já estudamos, há inda os seguintes:

all (ól)
tudo, todo, a, o, os, as

other (âdâr)
outro, a, os, as

every
cada um , todos

both (bôç)
ambos, um e outro

one (uânn)
um, uma

rather (rádâr)
um pouco, algum tanto

same (seim)
mesmo

either (idâr)
um dos dois, um ou outro

neither
nidâr
nenhum dos dois, nem um nem outro

certain (sârtein)
certo

else (éls)
outro, outrem

135. O indefinido other, no singular, vai sempre precedido do artigo an.

Have you another sample?
Tem você outra amostra?

I have another.
Tenho outra.

136. Quando other é pronome, isto é, quando não acompanha o substantivo, pode empregar-se no plural, se se referir a um nome nesse número.

Take these samples, I have no others.
Leve estas amostras, não tenho outras.

137. Every significa verdadeiramente – cada um; mas emprega-se para traduzir o nosso todos, quando há concomitância de ação, mas não de tempo.

I dine every day at four o’clock.
E janto todos os dias às 8 horas.

Everybody knows that.
Toda a gente sabe disso.

We must foresee everything.
Devemos prever tudo.

Learn every lesson carefully.
Estude todas as lições cuidadosamente.

138. Verbo regular To call (cól) chamar

            Particípio presente (Present participle)
           
            calling
            chamando

            Particípio passado (Past participle)
           
called
            chamado

            Presente do indicativo (Present)
           
I call
eu chamo

you call
tu chamas       

he/she/it is calls
ele/ela chama 

we call
nós chamos

you call
vós chamais

they call
eles chamam  
           
Pretérito do indiciativo (Simple past)
           
 I called
eu chamei

you called
tu chamaste

he/she/it called
ele/ela chamou

we called
nós chamamos

you called
vós chamastes

they called
eles chamaram

Futuro (Futuro Future)

I will call
eu chamarei

you will call
tu chamarás

he/she/it will call
ele/ela chamará

we will call
nós chamaremos

you will call
vós chamareis

they will call
eles chamarão

Condicional (Conditional present)

I would call
eu chamaria

you would call
tu chamaria

he/she/it would call
ele/ela chamaria

we would call
nós chamaríamos

you would call
vós chamaria

they would call
eles chamariam

Imperativo (Imperative)

            you call
você chama

we Let´s call
nós vamos chamar

you call
você chama

138. A terminação do particípio presente é, em todos os verbos – ing.

140. O particípio passado dos verbos regulares é – ed.

141. A primeira pessoa do singular e as três pessoas do plural do presente do indicativo são iguais ao infinitivo, sem to.

142. A segunda pessoa do singular do presente e do pretérito terminam em st. Atualmente, thou é usado apenas na linguagem poética.

143. O pretérito forma-se juntando ed ao presente.

144. O imperativo é igual ao infinitivo, sem to e sem pronomes:

to send
manda

send
mande, mandai

145. Vocabulário

brandy
bréndi
aguardente

railway
reiluêi
caminho de ferro

sea
sii
mar

by
bai
por

bought
bót
comprado

wrote
route
pretérito de write, escrever

come in
câmin
entre


148. Conversão

            Your warehouse is rather dark.
O seu armazém é um pouco escuro.

I cannot see the colour.
Eu não posso ver a cor.

Its is one of the best blacks we have.
É um dos melhores pretos que temos.

I will order 3 pieces of this.
Tomarei três peças deste.

It is a good colour.
É uma boa cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário